terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Beber cachaça moderadamente pode aumentar capacidade de resolver problemas

Segundo estudo da Universidade de Illinois, algumas doses de bebidas alcoólicas podem aumentar significativamente nossa capacidade de resolver problemas de criatividade.


Beber cachaça moderadamente pode ajudar a resolver problemas de criatividade
Fonte: Mapa da Cachaça

É isso mesmo que você leu: segundo um estudo da Universidade de Illinois de Chicago, beber algumas doses de bebidas alcoólicas pode aumentar significativamente nossa capacidade de resolver problemas. O estudo revelou que homens que tomaram dois pints (500ml cada) de cerveja ou duas taças de vinho antes de resolver questões cognitivas, não apenas responderam mais questões corretas, como também foram mais rápidos em responder corretamente, comparados ao grupo que não bebeu nada.
A autora do estudo e Professora Jennifer Wiley descobriu que o álcool pode aumentar a capacidade do cérebro de resolver problemas de criatividade, por diminuir a capacidade de memória, responsável pela concentração em alguma coisa específica. Estudos anteriores, por sua vez, revelaram que, quanto maior a capacidade da memória, maior a habilidade em resolver problemas lógicos-analíticos. Pessoas com nível de álcool no sangue igual ou maior que 0,07 tiveram dificuldades em resolver problemas que pediam atenção em sua solução, mas foram melhores em solucionar problemas criativos.
Wiley afirmou que estar focado demais pode impedir que a pessoa enxergue novas possibilidades, o que explicaria a facilidade dos “embriagados” da pesquisa com as questões criativas. “Inovações podem acontecer quando as pessoas não estão tão focadas. Às vezes é bom estar distraído”, diz a professora. Mas, ela também ressalta que as descobertas se aplicam a quando tomamos apenas alguns drinks, não quando estamos completamente bêbados. Outros estudos também revelam que dormir tem o mesmo efeito sobre a capacidade de resolver problemas de criatividade. Ou seja, bebamos com moderação e não deixemos de dormir. Quem sabe assim possamos aumentar nossas capacidades criativas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário